Entenda como saber qual a idade e momento certos para comprar seu primeiro imóvel 

17/02/2023min de leitura

Ter a casa própria é o sonho de todo brasileiro, afinal, quem não quer ser dono do próprio umbigo? A compra do primeiro imóvel é um grande investimento que demanda muito planejamento pessoal e financeiro bem executados, para evitar decepções ou dores de cabeça. Mas você sabe qual a melhor idade para comprar o seu primeiro imóvel? Afinal, desembolsar a quantia total de um imóvel à vista não é um benefício que todos possuem. 


Ao adentrar na fase adulta, começar a trabalhar e passar a ter o próprio dinheiro, muitas pessoas começam a fazer planos de sair da casa dos pais para alcançar a tão sonhada independência de morar sozinho. Porém, a constante pressa pela estabilidade e a cobrança de que o tempo está passando fazem surgir uma questão muito importante: será que realmente está na hora de comprar um imóvel próprio ou é melhor esperar um pouco mais?


Essa dúvida se intensifica no caso de pessoas que já querem morar com seus parceiros e possuem planos de se casar e formar família. No entanto, a compra de um imóvel é um passo muito importante e deve ser tomado com muita cautela e atenção. Afinal, qual o momento e idade ideais para comprar o primeiro imóvel? Quais fatores devem ser analisados para tomar essa decisão? Vale mesmo à pena uma pessoa que ainda tem muito para crescer no mercado profissional se comprometer com um financiamento de longo prazo?


Se essa foi ou é uma dúvida sua, pode ficar tranquilo porque a Nova Época Imóveis chegou para te ajudar a analisar tudo o que precisa para você saber qual a melhor idade e momento da sua vida para comprar seu primeiro imóvel! Em caso de dúvidas ou para mais ajuda entre em contato com um dos nossos corretores e se você está procurando um lugar para chamar de lar, seja ele seu primeiro imóvel ou não, confira nosso site, temos mais de 17 mil imóveis de todos os tipos e em todas as regiões do Rio para você escolher o que mais te agrada! 


Como decidir qual o melhor momento de comprar o primeiro imóvel?


Apesar de, atualmente, os jovens estarem cada vez mais inclinados a conquistar o sonho da casa própria, vários especialistas afirmam que essa pode não ser a melhor alternativa, dependendo da idade e da fase de vida. Para tomar essa decisão, diversos fatores são relevantes e devem ser analisados, como a quantia disponível para dar entrada no imóvel, se o nível de renda é suficiente para pagar as parcelas do financiamento, o estado civil, a estabilidade financeira e no mercado profissional, entre outros.


O brasileiro costuma adquirir, em média, seu primeiro imóvel aos 32 anos. Pode não parecer, mas essa idade pode ser um pouco precoce, pois é uma fase da vida de plena ascensão profissional ainda. O mais aconselhável é que pessoas mais jovens evitem ao máximo imobilizarem seu patrimônio e se prenderem a um único lugar. Isso porque assumir o compromisso de se manter fixo em um lugar só pode afastar as pessoas de várias oportunidades melhores para o futuro. 


Ou seja, comprar um imóvel nesse momento da vida pode significar abrir mão de uma situação melhor em alguns anos, pois um salário maior no futuro aumenta as chances de você ter condições de comprar um imóvel maior ou mais bem localizado. Nessa fase da vida, o melhor investimento a se fazer é na sua própria formação, mantendo certo nível de flexibilidade para eventuais mudanças de rumo.


Prefira sempre esperar do que se precipitar


A vontade de conquistar esse sonho pode ser grande, mas segure um pouco sua ansiedade e empolgação para ser cauteloso. Pesquise bastante antes de decidir e analise todas as alternativas que aparecem até encontrar a que se encaixe perfeitamente nas suas necessidades. Às vezes é melhor continuar no aluguel ou na casa dos pais, mesmo que temporariamente, até o momento em que existir a oportunidade real de comprar um imóvel de forma tranquila e sem dores de cabeça.


Além disso, os gastos ao assumir um imóvel próprio podem consumir até metade da renda familiar, o que vai acabar engessando financeiramente quem é mais novo e está ganhando a independência financeira. O ideal é somente fazer esse tipo de aquisição quando você já estiver estabilizado profissionalmente, podendo também planejar com clareza o futuro. 


Como se preparar para a compra do primeiro imóvel?


Mesmo que agora não seja o momento certo para você comprar seu primeiro imóvel, é importante estar pronto para quando esse momento chegar. Em alguma fase da sua vida essa necessidade vai aparecer e depender de aluguel ou de moradias de favor na casa de outras pessoas não é a melhor das alternativas. Ter um lugar próprio traz independência e segurança para você e sua família.


Por conta disso, é importante estar preparado, desde o início da vida profissional, para fazer essa compra um dia e quanto mais cedo você começar a se planejar, mais fácil essa conquista será. Afinal, é melhor chegar aos 30 anos com um volume financeiro suficiente para dar entrada em um financiamento do que já ter um imóvel próprio comprado em circunstâncias não muito vantajosas para você.


Durante esse tempo, o principal é economizar parte da renda para realizar essa compra, focando em acumular uma quantia maior para a hora de dar a entrada, o que vai ajudar a reduzir o peso das parcelas futuras. 


Considere fazer um consórcio


O consórcio imobiliário pode ser uma boa opção para quem está começando a vida profissional e já pensa em ter seu primeiro imóvel, pois ele funciona como um meio-termo entre os financiamentos e o pagamento à vista, já que a compra é feita de forma parcelada sem a cobrança de juros, comente com a taxa de administração. Essa modalidade é mais indicada para quem quer comprar a casa própria, mas não tem pressa de se mudar e pode esperar um pouco. 


O consórcio também pode funcionar como uma espécie de disciplinador financeiro para quem não consegue guardar dinheiro e poupar sozinho. Adquirindo o consórcio, o comprador é obrigado a depositar a quantia todo mês, o que vai forçá-lo a se planejar para isso. 


Se você está pensando em comprar seu primeiro imóvel, reflita bastante e avalie todas as situações. Não existe hora certa ou específica para tomar essa decisão, saiba que isso vai depender muito dos objetivos e da condição pessoal de cada pessoa. O importante aqui é se sentir confortável e estar financeiramente preparado, além de entender que cada pessoa fica pronta para dar esse passo importante em um momento diferente da vida.


Gostou do post? A Nova Época Imóveis espera que esse conteúdo te ajude a entender o que é preciso considerar antes de comprar seu primeiro imóvel. E se você está à procura de um lugar, visite nosso site e fale com um dos nossos corretores! Vamos realizar esse sonho juntos!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":